O cirurgião clandestino


"Onde houver amor à arte da Medicina, existirá também amor pela Humanidade" (Hipócrates)

Hamilton Naki foi matéria de quase todos os grandes jornais norte-americanos em maio de 2005, quando de sua morte. No site Brasil Medicina a notícia levou o título de Hamilton Naki, um médico sem diploma, de autoria do médico Alfredo Guarischi, então Presidente da Comissão de Câncer do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Quando veio ao conhecimento público a história do jardineiro negro que ajudara o famoso cirurgião Christian Barnard a realizar o primeiro transplante de coração em 1967, autoridades do hospital envolvido procuraram desmentir a notícia, negando a participação de Hamilton Naki nesse evento. 

“Havia uma grande vontade que um herói africano fosse transformado em um mito, pois o Sr. Naki tinha chegado bem mais longe que a maioria imaginara para aquele simples homem negro. (...) É triste que as sombras do racismo façam com que negros e brancos contem a mesma narrativa de modo tão distinto, cada um suspeitando dos motivos do outro. É triste que um homem considerado, por negros e brancos, tão maravilhoso como o Sr. Naki tenha sido tema de discussão, dando-se mais importância ao que ele não foi. Finalmente, a morte do Sr. Naki me traz à lembrança da busca por um mundo melhor, tão bem representada na música Imagine, de John Lennon.”

Melhor visulização na tela cheia (full screen) 

Nota: Encontrei vários slides, sem a indicação da autoria do PPS. Nas minhas pesquisas, li que o texto seria de Alicia Cesca (El cirujano clandestino). A formatação mais próxima do texto original foi esta apresentação de Karin Uzumi, do Tempo de Germinar.

Hidden Heart – Trailer do Documentário sobre a história de Christian Barnard e Hamilton Naki.

2 comentários:

  1. Oi Yolanda, bem interessante essa postagem, eu não sabia...
    abs

    ResponderExcluir
  2. É uma grande satisfação sua presença neste espaço, Ana Lúcia.
    Pesquisando sobre o tema, também aprendi muito sobre Hamilton Naki, homem simples, buscando o sonho de aprender e ser útil num sistema opressor e desumano.
    Obrigada pelo prestígio.
    Meu forte abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,