Liberdade


“... Nenhum animal oprime o seu semelhante. Mas no caso do homem, que recebeu este raio de luz divina chamado razão, qual foi o resultado? O de ser escravo em quase toda a Terra!...”

Há muito havia guardado este slide, com o texto inteligente do escritor mineiro Lanier Wcr, porque traz vários questionamentos sobre a liberdade.

Já abordei o tema na apresentação Amor, Respeito e Liberdade, cujo autor defende que o que existe em nós e faz parte de nós pode ser transformado, compreendido e aceito por outras pessoas, se existir respeito. 

No entanto, frente a tantos acontecimentos caóticos no mundo, para onde deve a força da liberdade nos impulsionar? Transcrevo um pequeno trecho dos escritos de Lanier, e convido você para ver a apresentação por completo.

Sócrates, o primeiro dos nossos grandes filósofos, foi condenado à morte e, assim, proibido de continuar a falar que “o homem não podia escravizar o próprio homem, porque todos os homens eram irmãos, cidadãos do mundo inteiro”.

E este sempre foi o lema da filosofia, que ainda claramente se mostra nesta questão: Se o pensamento nasce livre na cabeça do homem, por que razão ele não teria o direito de pensar por si mesmo? Mas também para esta mesma filosofia sempre foi claro que a liberdade continha alguns elementos contraditórios, pois o livre direito de pensar não correspondia ao livre direito de agir.

Enquanto a liberdade se refere a “direitos”, o homem, então, só adquire direitos enquanto se aprimora e evolui.

Melhor visualização na tela cheia (full screen). Clique Play e a letra "F" no teclado.
Rolagem manual dos slides

Formatação: LanierWcr
Fundo Musical: Moonlight Sonata, Beethoven

O que significa a liberdade pra você? Deixe-me saber o que pensa!

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola, Ana Lucia! É uma alegria sua visita neste meu singelo espaço.
      Fico igualmente satisfeita por saber que gostou da apresentação.
      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir
  2. Querida Yolanda, somos livres, mas sempre existe uma alça que tenta nos alcançar. Como "olhos gordos" tentando aprisionar nossos pensamentos e criatividade, retardando nosso passos impedindo a liberdade de ir e vir. Fazemos escolhas, algumas perfeitas, outras péssimas, mas somente a auto-confiança para não permitir que sejamos tolidos de nossos propositos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissy! Obrigada pela visita.
      Penso que liberdade é algo tão amplo que, se pensarmos bem, ninguém é livre plenamente porque a sociedade impõe regras e espera um comportamento padrão, que nem sempre é o que o indivíduo quer ou tem a capacidade de atender...
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  3. Muito complexo,minha amiga!Só é feliz aquele que se encontra plenamente com uma paz interior.Como conegui-la?Intenso e extenso demais o assunto.Temos que filosofar muito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Tete. O tema liberdade é bastante extenso e envolve o modo de vida de cada um, experiências vividas, cultura, vitórias alcançadas, as várias tentativas de livrar-se dos pensamentos que aprisionam... Ficaríamos horas conversando.
      Obrigada pela presença.
      Meu cordial abraço,
      Yolanda

      Excluir
  4. Olá Yolanda, desconfio que liberdade não existe. Foi uma fantasia criada para entorpecer nossa mente escrava. Estamos do lado de fora da prisão, mas temos medo de sair de casa, portanto somos escravos. Trabalhamos o dia todo e não temos tempo de viajar e nos divertir, então somos escravos. Se ficamos desempregados, temos tempo, mas então não temos dinheiro para viajar, logo somos escravos. E por aí vão meus exemplos, numa lista cansativa. Por favor, me convença de que liberdade existe sim...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a presença, Telma.
      Pode ser que liberdade não exista, mesmo. Como eu comentei anteriormente, somos frutos de uma sociedade com padrões pré-estabelecidos. O diferente causa estranheza e é rejeitado, ou sofre represálias...
      Sinto-me livre quando adormeço, pois sei que naquelas horas eu posso me libertar dos pensamentos que aprisionam minha alma.
      Beijos,
      Yolanda

      Excluir
  5. Oi, Yolanda. Não podemos permitir que nos tornemos o algoz de nosso próprio cárcere. Liberdade tem estreita ligação com felicidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Tem uma frase de Fernando Pessoa que diz: "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."
      Acredito que liberdade seja isso mesmo, aquele momento de introspecção, de sono profundo, de oração, de poder pensar e sonhar...
      Obrigada pela graciosa presença.
      Beijos
      Yolanda

      Excluir