A maior tragédia de Nossas Vidas


“Morri em Santa Maria hoje... Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa. Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram...”
(Fabricio Carpinejar)

No almoço de domingo, com minha mãe num restaurante, a TV ligada passava despercebida por nós duas. Só nos demos conta da tragédia em Santa Maria, Rio Grande do Sul, por causa do comentário do garçom.

Meio que anestesiada, eu olhava aquelas imagens sem entender muito bem o que havia acontecido. Quando percebi a dimensão do incêndio, só pensei nos familiares daqueles jovens que perderam suas vidas em questão de minutos. Triste, muito triste!

Recebi esta apresentação da competente formatadora Mari Caruso, que colocou nos slides o texto comovente do poeta e cronista Fabrício Carpinejar, traduzindo a comoção de toda gente... Restou o silêncio dos anjos inocentes, porque as palavras perderam o sentido...

Eu precisava publicar esta apresentação, porque conheço bem “A vida para quem fica”. Minha singela e sincera solidariedade às famílias.  Que pais, mães, irmãos reúnam forças para suportar a dor do luto! 

Melhor visualização na tela cheia (full screen). Clique Play e a letra "F" no teclado.

Formatação: Mari Caruso Cunha
Fundo Musical: Albinone Adagio

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pela presença, Kátia.
      Como escrevi na publicação, mediante essa tragédia as palavras perderam o sentido!
      Meu cordial abraço,
      Yolanda

      Excluir
  2. Triste mesmo. Desejo forças para as famílias dos que se foram, para que suportem essa dor.
    E um forte abraço a você, para que também supere a sua.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o carinho da visita e das palavras, Telma!
      Ainda estou anestesiada com os últimos acontecimentos, porque é difícil imaginar uma situação dessas com tanta tecnologia a favor. Parece que a ganância supera qualquer preocupação com o bem-estar alheio...
      Quanto a mim, estou superando aos poucos.
      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir
  3. Estimada Yolanda,

    Como muitas pessoas, em todo o mundo, por motivos financeiros, são tão irresponsaveis. Lembre dos 3 prédios que cairam em janeiro de 2012 (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/01/dois-predios-e-um-sobrado-desabam-no-centro-do-rio.html) no Centro do Rio de Janeiro, podia ter sido uma tragedia ainda pior. Tambem um restaurante que explodiu na Praça Tiradentes (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/restaurante-que-explodiu-no-centro-do-rio-passa-por-nova-vistoria), felizmente, ainda fora do horario de pico. O Edifício Palace 1 (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u374741.shtml) que desabou... são tantos descasos, e vao se repetindo aqui, ali, lá... uma pena. Vidas se vão!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissy!
      Conforme comentei com uma amiga, foi um sucessão de erros, o desleixo com a segurança, passando pela displicência de uma fiscalização séria, até a pirotecnia insana num ambiente fechado...
      Exemplos existem no mundo inteiro, mas todos acham que nada acontecerá com eles próprios - só com os outros...
      Foram vidas de jovens que poderiam fazer deste mundo um lugar melhor de se viver!
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
    2. Hoje fiquei muito triste em saber que uma mae perdeu 2 filhos nesta tragedia do sul, enterrou um no domingo e outro ontem.

      Espero que haja mais rigor nas fiscalizações e responsabilidade dos bombeiros que fazem perícias de instalações.

      Bjs

      Excluir
  4. Amiga Yolanda

    Um dia falei a voce que enquanto houvesse no mundo pessoas sofrendo fome,ditadores crueis, pratica de mutilaçao em nome da " religiao"o holocausto e outras maldades espalhadas pelo mundo
    nunca seriamos totalmente felizes.A ganancia do lucro imediato, sem pensar nas consequencias foi o resultado do que aconteceu em Santa Maria.Amanha outras tragedias acontecerao ficando esta, apenas na memoria dos que perderam seus entes queridos.E o ciclo do descaso por falta de amor ao seu semelhante ira continuar.So nos resta rezar, pedir força e consolaçao as familias enlutadas.
    bjs

    Meiri Bello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Meiri, ainda me dói pensar naqueles jovens que, numa fração de segundos, se viram encurralados e desesperados procurando a saída...
      Meu filho disse bem: foi um sucessão de erros, desde o desleixo com a segurança, passando pela displicência de uma fiscalização séria, até a pirotecnia insana num ambiente fechado...
      Erros esses que resultaram na triste tragédia... Não há palavras, nem gestos que possam confortar os que ficaram. Como você escreveu: resta-nos orar!
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  5. Tem razão, Yolanda, uma situação lamentável e que, esperamos, não se repita. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA FOI UMA COISA QUE CHOCOU O BRASIL.JOVENS DESESPERADOS PELO FOGO TENTAM FUGIR DA FUMAÇA E VÃO PARAR NO BANHEIRO UE RA UMA LUGAR DE MORTE EMINENTE.TRISTE FATO.DESESPERADOR PARA TODO O BRASIL E TODOS OS FAMILIARES DAS POBRES VÍTIMAS DE UMA TRAGÉDIA QUE CHOCOU MUITO AS PESSOAS QUE FICARAM VIVAS E OS QUE NÃO ESTIVERAM NA BOATE.ENFIM UMA TRAGÉDIA QUE NÃO DÁ PARA ESQUECER.

      Excluir