Arte Naïf

Santa Ceia, Militão dos Santos

“A verdadeira obra de arte é apenas uma sombra da perfeição divina.” (Miguel Ângelo)

"O adjetivo francês 'naïf' vem do latim 'nativus', que significa nascente, natural, espontâneo, primitivo. Assim, pode ser substituído também por ingênuo e primitivo, mas as três palavras devem ser tomadas ao pé da letra. Todas têm origem no latim: ingênuo vem de 'ingenuus' (nascido livre) e primitivo, de 'primitivus' (que pertence ao primeiro estado de uma coisa). Essas três definições poderiam servir para caracterizar a pintura 'naïf', que é natural, livre e pura."

Quando recebi a apresentação, não conhecia a denominação para esse tipo de trabalho. ArteNaïf é a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam, caracterizando-se pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades, presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área.

Veja alguns trabalhos dessa arte e pensamentos de pintores consagrados!

Melhor visualização na tela cheia (full screen)
Formatação: Militão dos Santos
Fundo musical: Dancing with Wolves, Enya 


“Militão é um exemplo exato da valorização do sentido visual.” – é assim que começa a biografia de Militão dos Santos, tendo seus trabalhos nas melhores galerias de arte, assim como adquiridos pelo mercado exterior. 

Ele define seu trabalho como “um resgate da paisagem e do homem primitivo, teimosamente encravados num canto qualquer da utopia, e para eles inventando um novo espaço sem barreiras ou limite, onde tudo é possível, até mesmo a magia. A magia da cor e sobre tudo do AMOR.”

13 comentários. Para comentar clique aqui.:

Postar um comentário

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,