Criação! Evolução?


De Charles Darwin a Carl Sagan, muitos têm debatido a evolução da vida... Para Darwin, temos parentesco com o macaco, enquanto Sagan afirmava que somos resultado de uma sopa cósmica.

O criacionismo defende a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.

Já a Teoria da Evolução defende que formas elaboradamente construídas, tão diferentes umas das outras, e interdependentes de uma forma tão complexa evoluíram a partir das formas mais simples de vida por uns poucos princípios simples.

Numa reportagem a um periódico, a bióloga Cláudia Russo disse que "Os evolucionistas estão preocupados em estudar a evolução, enquanto o foco dos criacionistas é contestar o evolucionismo.".

Como não sou cientista, tampouco domino o assunto, eis que trago uma apresentação que faz pensar sobre as diferenças entre essas duas teorias.


Formatação: Procurando autoria
Fundo Musical: Nachtigall, Serenade

Para mim, só a Criação é capaz de explicar as origens do universo e da vida. E, você, o que pensa disto?

18 comentários:

  1. Isso é um problema ontológico simples. Ora, se algo complexo só pode ser fruto de algo ainda mais complexo, então o "criador" do universo, dada a sua complexidade, precisaria ser causado por uma entidade ainda mais complexa. O problema da origem não teria fim, seria apenas jogado a uma instância na qual o raciocínio lógico-especulativo seria inadequado.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, se for assim, eu acredito que foi o Monstro do Espaguete Gigante Voador que criou o Universo.

    ResponderExcluir
  3. Me arrepiei com o vídeo. Muito bem explicado, mas pena, que mesmo assim, ainda deixa muitas duvidas na cabeça das pessoas.
    Eu acredito que é Deus o maior criador. Pelo menos eu me sinto uma obra da sua criação. E adoraria morrer acreditando nisso. Me faz tão bem. Sabe a alegria de uma criança que acredita em Papai Noel? Pois é. É a minha acreditando no meu Criador.
    Adorei seu post, Yolanda. Desperta o pensamento e a imaginação.

    Um beijo, querida

    ResponderExcluir
  4. Se nos foi dados a inteligencia e capacidade de raciocínio, todos as usam de acordo a sua conveniência. Pena que ainda tem muitos que não as compreendem, mais fazem evoluir.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela escolha do texto, ele é maravilhoso. E obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras gentis.
    Abraço querida.

    ResponderExcluir
  6. Nao sei porque eles perdem tempo com isso, deviam colocar a inteligencia pra tentar descobrir curas e melhorias para o ser humano que ja foi criado e esta ai.
    Ale

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como dizem que a Teoria da Evolução é apenas uma teoria. Não é, certamente. Ela é fato. Quando se diz teoria, no mundo científico, não se tem a mesma concepção que o público tem. Para o público, nós leigos, teoria é apenas mais uma idéia. Para a ciência, não. A Teoria de Darwin já supera mais de um século de exposição a críticas e continua em pé. Ocorre que as teorias evoluem. Uma teoria, normalmente, não descarta por completo a anterior. Ela corrige seus equívocos ou traz um aprofundamento maior da matéria, englobando a teoria anterior. É engraçado, mas ninguém duvida da Teoria da Relatividade de Eistein. Ué, não é só mais uma teoria. Pois é, já foi provada e é fato, acabou por ampliar as 3 leis de Newton, mas não descartou a anterior, que continua sendo "verdade". Com a teoria de Darwin se dá o mesmo, porém não se dá o mesmo status de fato que tem as teorias de Eistein. Isso se deve muito ao fato de a teoria de Eistein não mexer com as bases da religião. Os religiosos sequer se importam com ela e sequer a entendem. Com Darwin, apesar de não entenderem sua teoria, que é fato, diga-se, o mesmo não ocorre. Por tirar de Deus a criação das espécies, Darwin é tido como um bufão, um louco e outras coisas piores. Mas isso é algo que apenas o tempo é capaz de resolver. Essa resistência à teoria de Darwin não é diferente daquela havida quando Copernicus e Galileu demonstraram que a Terra gira ao redor do sol e não o contrário. A resistência, conquanto barulhosa, não é muito numerosa. O mundo amplamente aceita da teoria da evolução. Alguns poucos fazem levante contra ela, como é o caso dos Criacionistas, que nada mais é que uma teoria religiosa, de científica não existe nada. Felizmente a inquisição não irá levar os defensores de Darwin à fogueira, como fizeram com Giordano Bruno em 1600, ou colocá-los em prisão domiciliar, como fizeram com Galileu mais tarde.
    No entanto, é triste ver tantas pessoas mergulharem de forma tão desesperada em qualquer coisa que faça o suspiro da crença no Deus da Bíblia resistir por mais alguns momentos. A julgar pelos ataques, é bastante preocupante a situação da fé destes fiéis. Quer dizer que se Darwin estiver certo, a Bíblia está errada? Se a fé destes não resiste a este simples questionamento, então é bom repensar naquilo que se crê, pois a Evolução é fato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. esta fato que o próprio Darwin declacara sobre suas "ideias informes", se comprovam quando vemos que todo seu estudo ainda continua sendo apenas teoria.

    infelismente somos iludidos quando estudamos quando crianças, aprendendo que as coisas cientificas são verdades absolutas, quando a verdade é que os cientistas podem provar poucas coisas, para não dizer quase nada, da teoria da evolução...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, yolanda! Recebi indicação de visitar seu blog de uma pessoa que é nosso amigo comum, o Wellington, que edita vídeos maravilhosos e que você acertadamente os posta em sua página revelando gosto apurado pela música de qualidade.Gostei muito de tudo que li aqui, conteúdos variados e textos de boa literatura. Esse que fala da criação e evolução das espécies é muito interessante. Escrevi um artigo que nos mostra a maneira simples de Chardin interagir com a criação , considerando também a espiritualidade. Quando puder, veja na íntegra o texto . Espero que goste . http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2832211
    Parabéns pelo blog! Um abraço. Luiza Gosuen

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei muito de seu artigo.
    Falando sobre o mesmo assunto achei um artigo bem interesante se quizer ler, talvez você goste:
    http://www.watchtower.org/t/200609/article_01.htm

    ResponderExcluir
  11. Olá Yolanda, eu penso que mesmo que tenhamos vindo da 'sopa primordial' foi preciso um cozinheiro. Que se tenha havido a grande explosão cósmica, houve alguém que acendeu o pavio, ainda que tenhamos vindo dos macacos, houve alguém que planejou cada estagio. E esse alguém foi Ele.
    GRANDE abraço,

    ResponderExcluir
  12. Eu vou chutar, mas suspeito que você nunca leu um livro sobre evolução, correto?

    ResponderExcluir
  13. Outra coisa...
    Será que alguém poderia ler o significado de teoria científica?
    Até a wikipédia serve...

    ResponderExcluir
  14. Externo meu agradecimento pela presença e comentário deixado por vocês, meus visitantes. Quero esclarecer que li somente fragmentos sobre os temas abordados nesta postagem, por serem por demais extensos e polêmicos. Por essa razão, meu humilde reconhecimento quando escrevi que não sou cientista e não tenho domínio sobre o assunto, convidando os leitores para assistirem o slideshow e darem seu parecer sobre o tema.
    É de grande valia a opinião de todos a respeito, para que possa agregar mais conhecimento.
    Admiro os que visitam meu blogue e externem sua opinião, desde que possam contribuir de maneira positiva, elucidativa e elegante.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  15. Bom, em primeiro lugar, não é uma sucessão de perguntas sem respostas. Elas tem respostas sim. Elas só não foram dadas no comentário. Mas o que Feynman quis dizer é que ao estudar a natureza, podemos continuar admirando sua beleza, só que com mais conhecimento.

    Desculpe se pareceu ofensivo o comentário no seu blog, mas não afirmei que vc nunca leu um livro de evolução. Eu chutei, e acertei.

    Deduzi isso pois vi questionamentos que podem ser respondidos em alguns livros da área. Recomendo "A grande história da evolução" e "O maior espetáculo da terra". Lá vc poderá encontrar o erro na falácia do boeing que vc achou válida no comentário de outro, e inclusive o significado da expressão "teoria científica", que não é o mesmo de teoria no popular...
    Eu entendo a complicação sobre evolução. Todo mundo tem opinião formada sobre o assunto, mas a grande maioria jamais estudou sobre. Eu sou biólogo, não faço parte desse público, mas entendo que vc está com boa parte da população.

    Tentarei contribuir quando puder.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  16. É muito mais fácil ler um livro fácil, do que vários livros difíceis! A concepção de um Deus fecha os olhos do homem para entender a natureza e suas leis!
    Tiago J. Santos - Físico Nuclear

    ResponderExcluir
  17. Prezados Contempladores!

    A mente humana é semelhante uma gota d'água: pode refletir uma imensidão.
    Admirem um simples grão de areia e poderão imaginar nele uma montanha.
    Contudo, mesmo as montanhas mais altas sabem quão distantes estão das estrelas do céu. A presunção humana deveria se espelhar nisso: para o rato o gato é um leão.
    Poderão deduzir Deus como um ente criador, personificação do infinito, magestoso, força de indescritível grandeza. Todavia, porque não imaginá-Lo como um grão de areia invertido no Universo?
    Não poderia Deus ser um choque elétrico, cuja centelha espiritual pulsa em nós a existência?
    Alguém conseguiu até hoje incorporar a sombra em seu próprio corpo? Não seria ela o Deus que nos acompanha? E a vida não seria um quebra-cabeça onde faltam muitas peças exatas?
    Supondo que seremos imortais, como organizaremos nossos dias futuros?
    Deus criou o homem à sua imagem, diz a bíblia, mas os homens fazem o contrário: criam Deus à sua imagem.
    O sol é a sombra de Deus, mas o importante é que ele brilha no infinito, mas basta uma nuvem p/ escondê-lo de nós.
    Que dirão os evolucionistas quando todas as espécies estinguirem?
    E se Deus aparecer na Terra provando que Ele mesmo não existe e nós é que o fantasiamos?
    Vamos fabricar um espelho para cegos? Existe Deus? Só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  18. O darwinismo é, com certeza, uma das maiores ameaças à fé religiosa, não é à toa que a esmagadora maioria dos biólogos, em pesquisa recente citada por Dawkins, se declararam ateus.


    A visão religiosa ,não faz mais sentido no mundo atual, pois não resiste ao impacto de uma pesquisa científica bem estruturada, bem como não consegue passar pelo crivo da lógica.

    ResponderExcluir