Carnaval espanhol “Fallas de San Jose”


Espanha, terra da paella, é também palco da festa secular Las Fallas, na Comuniade de Valência (famosa pelo artesanato em papel machê), que acontece todos os anos de 15 a 19 de março, com vários eventos acontecendo simultaneamente. Estátuas monumentais de papelão são preparadas por meses para serem devoradas pelo fogo num espetáculo único, em homenagem a São José, padroeiro dos carpinteiros.

Desde o início do mês de março, são feitas diariamente três apresentações com fogos de artifício, iniciando-se com o “La Desperta” e encerrando com o “El Castillo”, sempre com muita música.

Durante todo o festival, também acontecem desfiles de carros alegóricos, além de shows e festivais. O último dia do evento é encerrado com uma magnífica exibição pirotécnica, com a participação maciça da população e turistas do mundo inteiro.

Quando se fala em Carnaval, claro está que o Brasil é o primeiro a ser lembrado, pela tradição dos desfiles das escolas de samba - é incomparável, sem dúvida. Mesmo assim, vale conferir os foliões de outras culturas, como os desta de San Jose e o Carnaval de Veneza, por exemplo.

Abaixo, uma raridade com marchinhas de Carnaval. Divirta-se!

9 comentários:

  1. Os meus padrinhos eram espanhois de Andaluzia, eu adoro alem das Paellas... rsss.... conhecer um pouco mais desta cultura fantastica. Que coisa fantasticas tais esculturas feitas em papel machê!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei Yolanda da sua abordagem. É sempre bom ler algo diferente.
    Um abraço,
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  3. Que linda essas imagens e que criatividade,obrigado por compartilhar conosco essa informação e nos proporcionar essa beleza de imagens!!!
    bjsss!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Yolanda,

    Estas festas são muito bonitas. As "caricaturas" são simbolicamente queimadas, penso que no primeiro dia de Primavera. Uma, masculina, representando os Falleros e outra, feminina, que representa as Falleras. Por cá, em certas regiões também ainda há esse hábito, só que a queima acontece na terça-feira de Carnaval.

    Adorei o vídeo das "Marchinhas", pois a música fez-me lembrar as Marchas de Santo António que se fazem em Junho.

    Parabéns pelo espaço e obrigada pela visita!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. olá minha rica
    nossa apresentação de fogos 3 vezes ao dia
    q exagero kkkkkkkkk
    bem curti aprendi um tikinnhu mais
    mas guriiiiiiiiiiaaaaaaaaaa
    q achado é este
    Rauzito cantando marchinha de carnaval
    e sem barba nossa muito sem indentidade
    kkkkkkkkkk adoreiii guria

    um beijo enorme
    bom feriadim

    ResponderExcluir
  6. Que interessante é o carnaval espanhol, ou melhor, em Valência, pois suponho que as comemorações carnavalescas sejam diferentes em cada região de um mesmo país (se que é que existem...) Aqui, pelo menos, o país do Carnaval, existe uma tremenda diferença entre os carnavais do RJ, Salvador e Olinda, por exemplo.
    Achei belíssimas as esculturas, verdadeiras obras de arte! Quanto ao video, não consegui assistir; outra hora eu vejo. Ultimamente tenho estado muito sensível, e nem quis ver o saudoso Raul, pra não chorar! hehehehe
    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. muito original sua postagem, ao inves de falar de salvador, mostrou como pode ser o carnaval numa cultura diferente. Eu não sou fã de carnaval mas gostei do modo como escreveu.

    http://pequenosdeleites.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Yolanda, que obra de arte! Os artistas são muito detalhistas, as esculturas são belíssimas.
    Obrigada por nos mostrar um carnaval diferente.
    Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  9. E M O C I O N A N T E ! RAUL E WANDERLEIA. Obrigada pelo presente.

    ResponderExcluir