Índios do Brasil


Nesta apresentação, algumas imagens das poucas tribos indígenas restantes, espalhadas pelo território brasileiro.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na época do descobrimento existiam mais de mil povos, sendo cinco milhões de indígenas. Hoje são 227 povos, e sua população está em torno de 450 mil (0,2% da população).

O Censo 2010, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai revelar quantos povos e línguas indígenas existem no país; vai trazer uma nova visão do índio. Eles são a cara do país, diz a antropóloga e demógrafa Marta Maria Azevedo, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp.

“Acima de tudo, os dados do Censo vão ajudar o Estado e as organizações indígenas a melhorar o controle social sobre as políticas públicas dos índios. As várias instâncias governamentais terão uma base melhor para pensar e avaliar políticas”, pondera Marta.

Veja matéria completa na Revista Pesquisa FAPESP Online, intitulada Diversidade Brasileira:

Formatação: Helga

4 comentários:

  1. Boa matéria; lindo Blog! Amei tudo. Parabéns!
    BEIJOOOOSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu gentil comentário, Neusa.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amiga Yolanda:
    Mais uma excelente matéria!
    Eu até acredito nos elevados propósitos da Dra. Marta Maria Azevedo sobre o resultado do censo enfocando a população indígena. Agora, eu particularmente, acho que está mais fácil o Rio Amazonas correr ao contrário que a minoria de ONGs abrirem a caixa preta dos números reais. Aí é que está a fonte de sobrevivência dos ongueiros picaretas, afinal é expressivo o números de etnias que eles controlam.
    Parabéns por mais uma excelente matéria.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Tem razão, amigo Lison. É pena que determinados grupos acharam na defesa aparente da causa dos índios, um meio lucrativo. Triste isso!

    Aproveitando sua visita, gostaria que você me indicasse um conto seu sobre o povo indígena. Terei gosto em ler.

    Abraços,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,