Canyon Guartelá

Melhor visualização na tela inteira
No planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná, se encontra um dos maiores canyons do mundo, o do Guartelá, com 32 Km de comprimento e altitudes que variam de 700 a 1.200 m. A região do Canyon Guartelá, formada por um ecossistema extremamente rico e inúmeras atrações naturais, é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá, criado em 1992.

A beleza e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes para o local. Além das várias caminhadas, o rafting no rios Tibagi e Iapó e o rappel de cachoeira são outras grandes atrações. 

Nota complementar: Recebi uma mensagem alertando que as imagens contidas nesta apresentação são falsas, após o que consultei o Wikpédia, e constatei que a página correspondente, em Ecoturismo, não existe. Portanto, fica aqui um link para consulta sobre o Canyon Guartelá, gentilmente indicada por Ângelo.

Num dos comentários recebidos, Cris De Paula disponibiliza fotos de uma viagem feita ao Canyon Guartelá. Vale a visita, clicando na foto abaixo:

2 comentários:

  1. Olá Yolanda, seu blog é muito interessante, seria maravilhoso termos um canyon desses...mas infelismente esse pps é um fake. Se você quiser ver como é realmente o local veja esse link http://www.tibagi.uepg.br/iiiepuepg/turismo/canyon.htm, com carinho Ângelo

    ResponderExcluir
  2. Se interessar, veja algumas imagens do trekking que fiz em dez10, descendo no Canyon Guartelá. Tem algumas imagens de celular de outra visita, vendo-o de cima.
    Não sei das imagens que vc havia mostrado, mas as que tenho no site abaixo é só uma pequena parte (não chega a 10%).
    https://picasaweb.google.com/106583322315999887815/CanyonGuartelaTrilhaMatoDaTocaTrErmitao#

    Tbm poderá obter outras imagens no site abaixo, como de diversos outros lugares no Paraná:
    http://www2.gazetadopovo.com.br/rotasedestinos/Busca/

    É uma pena que o turismo nacional é muito caro comparado com os internacionais, mesmo para as regioes de 'los hermanos', principalmente o Chile, e são raras as informações disponíveis - somente gerais - mas, nós que moramos por aqui, temos o privilégio de sair de madrugada e retornar à noite, após caminhadas em lugares paradisíacos. Ou com 1 ou 2 dias de pernoites onde Deus acolhe.

    Urubici, SC é tão ou mais fascinante que a Europa, e tem até neve.
    DePaula-Cris

    ResponderExcluir